dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    
Trigo    
Clima favorece bacteriose incomum do trigo
Queima é causada por bactéria que vira um patógeno quando submetida a chuva prolongada e temperatura amena
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
14/10/2010

Os produtores de trigo têm que conviver e controlar diversas doenças que atacam a cultura. No Rio Grande do Sul, uma bacteriose incomum está causando problemas para os agricultores da região. A queima bacteriana do trigo é causada por uma bactéria que vive normalmente na superfície da planta sem causar problemas em condições normais. No entanto, com a temperatura amena e chuvas prolongadas, com duração de quase quatro dias seguidos nas últimas semanas, a bactéria encontrou as condições perfeitas para se proliferar e virar um patógeno, causando perdas de produtividade que ainda não conseguiram ser calculadas com precisão.

Segundo o pesquisador João Leodato Maciel, que está acompanhando os problemas causados pela bacteriose no último mês, é difícil estabelecer o impacto de prejuízo que essa bacteriose causa. Ele diz que experimentos feitos com bactérias similares mostram perdas de 10% a 20% na produção, mas que agora os pesquisadores vão se voltar com mais dedicação aos estudos sobre esta bacteriose incomum. Maciel explica que ainda não há nenhum tipo de controle contra a doença porque ela é causada por fatores climáticos, mas diz que os produtores não precisam ficar alarmados porque o problema será solucionado naturalmente assim que as condições climáticas voltarem ao normal e desfavorecerem o desenvolvimento da bacteriose.

— Tivemos um problema que tem sido relatado há uns 20 dias no campo. Fizemos algumas análises e identificamos que o problema está sendo causado por uma bactéria que se chama Pseudomona siring. Não é uma bactéria recente. Ela vive na superfície das plantas de trigo, a princípio sem causar nenhum problema para a planta, mas na medida em que tem uma condição favorável de temperatura e umidade ela pode desenvolver uma ação patogênica e causar lesões como a queima bacteriana e afetar as folhas. O que provoca a ocorrência da doença na lavoura é o fator ambiental com temperatura relativamente amena, entre 15º e 20º, combinada com umidade alta com precipitações prolongadas por três a quatro dias. Isto normalmente ocorre na fase mais no início de espigamento da cultura. Ainda não existe uma recomendação de manejo específica — avisa o pesquisador.

Maciel diz que não existem bactericidas para o trigo e que a única forma de controle que poderia ser adotada para combater esta bacteriose seria a utilização de cultivares resistentes, mas ainda não existe nenhum material que seja tolerante à bactéria. Ele explica que como a ocorrência da bacteriose é muito incomum, a doença ficou em segundo plano nas pesquisas, mas com os problemas recentes ela será estudada com maior detalhamento com o teste de resistência de algumas cultivares da região.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Dionatan Mateus de Borba
14/10/2010 11:10:36
Uma matÚria considerada bem importante, pois o conhecimento sobre este pat¾geno e pouco conhecido devido ao seu pouco aparecimento dentro da cultura em questÒo.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada